Home
Porto do Rio Consolida Retomada das Exportações de Café
Multiterminais Amplia Estrutura Operacional
Porto do Rio Renasce com Vigor nos Embarques de Café

Há pouco mais de dezessete anos, o então Presidente do CCCRJ, Guilherme Braga, deu início a um verdadeiro mutirão para a revitalização das operações de café pelo Porto do Rio de Janeiro, até então concentradas, na sua grande maioria, nos portos de Santos e Vitória. Todos os segmentos de comércio exterior no estado foram estimulados a fomentar a retomada dos embarques pelo Rio, começando pelas autoridades estaduais, que na ocasião criaram incentivos fiscais via crédito do ICMS  da exportação, passando pelas Cias. de navegação, administradores portuários, despachantes aduaneiros, terminais de carga, etc.

Quebrando preconceitos naquela época existentes no mercado contra o porto carioca, conseguimos transferir os embarques antes direcionados tanto para o porto de Santos/SP e de Vitória/ES.  Assim que assumiu presidência do CCCRJ, em 1999, priorizou a continuidade do processo via políticas do  CCCRJ, ao  mesmo tempo em que intensificávamos a transferência dos embarques das empresas para o Rio, contando então com o indispensável suporte das empresas de despacho aduaneiros, que como agentes, procuram viabilizar os despachos e sempre trabalharam com afinco no aprimoramento e racionalização das operações na busca de maior eficiência a custos competitivos.

As administrações que se seguiram, capitaneadas por Guilherme Braga e Guilherme Braga Neto, não deixaram por menos, assumindo a causa com empenho inesgotável e alcançando o sucesso que hoje é refletido nos números expressivos de embarques.

Passados mais de dezesete anos, nos sentimos orgulhosos em ter participado desse processo. Em 2016, as empresas alcançaram volumes recordes em um mesmo porto, com embarques, de Janeiro a Dezembro de 2016, que superaram o volume de 4.125.262 sacas pelo Rio de Janeiro. Tal fato tornou-se viável não só pela competência dos envolvidos para atingirmos esta marca, sobretudo, à competitividade e eficácia logística oferecida pelo porto, fruto do louvável emprenho dos dirigentes do CCCRJ e dos representantes que compõem a cadeia desse comércio.







Rua da Quitanda, 191 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil - Tel: (21) 2516-3399 / Fax: (21) 2253-4873 - email: riocafe@cccrj.com.br
Todos os direitos reservados - copyright 2006 - Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro - Desenvolvido por Ivan F. Cesar